Muitas pessoas, assim que fazem 18 anos, já estão loucas para tirar carta e conquistar a liberdade de explorar coisas novas na estrada. Alguns esperam um pouco mais, mas, seja como for, é melhor buscar os caminhos legais para ser o mais novo motorista do pedaço. A simples ideia de tirar a habilitação pode ser um pouco assustadora, mas, com algumas dicas simples, é possível ir bem!
1 – Preparando-se para a prova teórica

Procure o Centro de Formação de Condutores (CFC) mais próximo. Antes de fazer a matrícula em um local, ligue em vários centros para fazer uma pesquisa de preços. Escolha o melhor horário para você (manhã, tarde ou noite).
- Nas 45 horas de aula do curso teórico, você aprenderá mais sobre as leis de trânsito, direção defensiva, primeiros-socorros, mecânica, cidadania e meio ambiente.
- O CFC fornecerá um manual de formação de condutores com todas essas matérias, além de testes ao fim de cada capítulo. Leia tudo muito bem em casa e preste atenção nas perguntas do teste, que podem ser parecidas com às da prova. O Detran tem um aplicativo com as mesmas questões do banco da prova. Não deixe de baixar e praticar também.
- Ao terminar todas as aulas e receber o certificado de conclusão, você já pode marcar a prova teórica. Ao ser aprovado, passe para a próxima etapa.
2 – Preparando-se para a prova prática

Procure a autoescola mais próxima. Assim como no caso do CFC, dê uma ligada em várias escolas da região e procure a que tiver o preço mais em conta para o seu bolso. Além disso, não se esqueça de dar uma olhada nas resenhas e opiniões sobre todas elas na internet, tomando cuidado com locais cheios de reclamações.
- Ao todo, é necessário fazer 20 aulas dentro do carro.
- Sempre que estiver dirigindo, o aluno deve estar acompanhado pelo instrutor da autoescola e portar a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular. Marque os horários mais convenientes para as suas aulas na autoescola e não chegue atrasado para a biometria. Em casos de atraso, você perde o direito à aula e tem que pagar a reposição. Leia o contrato da autoescola e conheça as regras.

Pratique a direção seguindo as orientações do seu instrutor. No início, ele deve guiá-lo a locais de menor movimento para você começar a pegar o jeito, entender os pedais, aprender a olhar os espelhos e outras coisas básicas para colocar o veículo em movimento e parar sem deixar o carro morrer.
- Não fique ansioso achando que vai sair dirigindo muito bem. Não tem problema nenhum deixar o carro morrer várias vezes até aprender o ponto da embreagem. Você cometerá muitos erros, o que é perfeitamente normal. A prática leva à perfeição.
- Você deve praticar bastante as manobras básicas, como sair com o carro, parar o carro, fazer conversões, rampa de frente, rampa de ré, além de várias aulas para aprender a fazer baliza.
- Uma das principais coisas que o examinador leva em conta é o seu domínio sobre o veículo. Ele deve observar se você se sente intimidado, faz paradas e acelerações bruscas ou se demonstra falta de confiança ao dirigir, o que conta pontos negativos.
- Existem vários tipos de falta que descontam pontos diferentes: faltas leves descontam um ponto, faltas médias dois pontos, faltas graves três pontos. Acimar de três pontos, você é reprovado. Também há faltas eliminatórias, como desobedecer à sinalização do semáforo e às paradas obrigatórias, ir pela contramão, avançar sobre o meio-fio, etc…


3 – Passando na prova prática

Não se esqueça dos passos iniciais ao entrar no carro. A prova prática é realizada no mesmo carro que dirigiu na autoescola. Um carro diferente tem aceleração diferente e outro ponto da embreagem, o que pode prejudicar o aluno.
- Ajuste o banco para o seu tamanho.
- Veja se os seus pés alcançam bem os pedais para que você não tenha que esticar o corpo nem ficar com pouco espaço no assento.
- Depois disso, ajuste todos os espelhos. Ajuste o retrovisor interno primeiro de modo a visualizar todo o ambiente atrás do carro. Os externos devem manter a linha do horizonte no centro, mostrando o mínimo possível do carro para reduzir os pontos cegos.
- Coloque o cinto de segurança. Não se esqueça dele para não perder pontos.


- Tire todas as dúvidas antes do início da prova e esclareça algo se ficar confuso durante o trajeto.


- Movimente a cabeça, olhe para os outros carros, pedestres, crianças, velhinhas etc.
- Mantenha os olhos na rua, não no carinha ou na menina bonita passando na calçada. O examinador estará de olho para ver no que você presta atenção.
- Ao trocar de pista ou fazer uma conversão, olhe para trás pelos espelhos e, se for necessário, vire a cabeça também e não se esqueça das setas indicativas.

Obedeça aos sinais. Quando houver um PARE, freie o carro e pare ali. Olhe para todos os lados antes de seguir em frente. Se houver outras pessoas, dê passagem da maneira certa e siga em frente quando for a sua vez.
- Não se esqueça de sinalizar todas as conversões, trocas de pista e de direção com a seta.

Faça a baliza com confiança. Você terá praticado bastante com o instrutor da autoescola, então não se preocupe. Cuidado para não encostar no meio fio e para não derrubar ou encostar em nenhuma baliza. Vá devagar, olhe em todos os espelhos e procure os pontos certos.
- Atualmente, a baliza é realizada antes do percurso e, se você não conseguir, não pode continuar a prova, pois estará reprovado. O tempo máximo para a realização é de dois a cinco minutos, procure saber qual tempo o seu Detran disponibiliza baseado na resolução do Contran.
- Você tem três tentativas para arrumar o carro dentro do tempo estabelecido.

Agradeça ao examinador. Quando terminar o percurso, ouça o veredito do examinador. Ele pode dizer quais foram os seus erros e os pontos perdidos.
- Em seguida, ele dirá se você foi aprovado ou reprovado. Qualquer que seja o resultado, agradeça a ele com educação. Se você passou, ficará satisfeito e é bom demonstrar educação. Se não passou, terá que tentar de novo e pode cruzar com a mesma pessoa na próxima vez, ou seja, cuidado com o que diz. Em casos de reprovação, uma nova prova se dará a qualquer tempo, basta pagar uma nova taxa para remarcação de outro exame.

Dicas
- Não conte para ninguém sobre a prova. Assim, você não tem a pressão de precisar admitir para todos que reprovou se for o caso.
- Cumprimente o examinador e seja simpático. Dê um aperto de mão no início e responda se ele tentar puxar assunto. Porém, não fale muito, pois a conversa pode distraí-lo da direção.
- Durma bem na noite anterior e tome café da manhã. Você se sentirá melhor do que se varar a noite acordado e fizer a prova com fome.
- Pague aulas a mais para se sentir confortável e ganhar mais experiência.
- Quando fizer uma conversão, sempre olhe para os dois lados para evitar uma colisão com carros que estejam vindo.
- Se possível, faça o mesmo percurso quando estiver numa aula da autoescola.
- Vá ao banheiro antes de entrar no carro.
- Conheça todas as faltas eliminatórias para não cometer nenhuma.
- Lembre-se de todos os passos para fazer sua prova sem falhas.
- Cuidado com as balizas.
Avisos
- Não tente olhar o que o examinador está escrevendo na folha; concentre-se apenas na direção. Se você cometer um erro, não se preocupe. Se ficar com isso na cabeça, só vai cometer mais deslizes.
- O examinador é uma pessoa como você. Ele não quer impedir que ninguém passe na prova, mas precisa garantir que aprovará um bom motorista. Seja confiante (não seja arrogante), obedeça às regras e passe com facilidade no exame!
- Não xingue, não faça gestos ofensivos nem dê sinais de nervosismo ao volante, pois esse comportamento é muito negativo e pode pegar mal para o seu lado.
- Preste atenção no freio de mão, que não pode estar acionado durante o percurso.
- A prova de Detran e as aulas da autoescola cobrem o básico envolvido no ato de dirigir, mas saiba que o fato de passar no exame e conquistar a permissão para dirigir não significa que você sabe tudo sobre condução. Há muito mais a aprender na prática.
